Olá famílias,
Hoje vamos falar sobre " Freio Lingual Curto". O que é e como afeta a linguagem.
O freio lingual é a pequena membrana que une a língua à base da boca da criança e que permite os seus movimentos. Por vezes, o bebé tem o freio lingual mais curto do que o habitual.
Nos recém-nascidos é bastante pronunciado e quase chega até à ponta da língua. Durante o crescimento, à medida que a língua da criança aumenta de volume, o freio vai-se redimensionando. No entanto, em alguns casos, o freio pode ser curto e espesso, o que dificulta os movimentos da língua.
Quando é que o freio lingual é um problema?
- Até aos 12 meses, o freio lingual curto não causa atrasos nem dificuldades para pronunciar palavras ou sugar.
- Depois de um ano de idade, porém, pode-se transformar-se num problema, se a criança não consegue empurrar a extremidade da língua para fora dos dentes, para lá das gengivas ou se, quando empurra a língua para fora, esta se curva.
De que modo afeta o desenvolvimento da linguagem?
- Há anos, considerava-se, erroneamente, que o freio lingual curto provocava atrasos no desenvolvimento da linguagem e normalmente procedia-se ao seu corte cirúrgico de forma rotineira. Hoje em dia, são tomadas mais precauções e a tendência é evitar as intervenções.
- No entanto, ainda existem determinadas condições nas quais se considera oportuno intervir. Concretamente, quando se produz uma alteração ao sugar por parte da criança, que provoque gretas nos mamilos, assim como também uma forma incorreta de comer e o seu consequente atraso no crescimento do bebé.
Qual é o tratamento?
- Uma pequena intervenção cirúrgica, após o primeiro ano de vida, torna-se necessária em alguns casos, nos quais a criança não consegue tirar a língua da boca corretamente.
- Em alguns casos, é necessário realizar uma frenulectomia (pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio).
Em ambos os casos, a intervenção é simples e não acarreta riscos particulares.
Gostaram desta matéria? Façam suas perguntas ou deixem aqui seus comentários.
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - APAE de Apucarana