Olá!
Muitas vezes nos deparamos aqui na escola com crianças que por algum motivo não estão desenvolvendo a fala, e algumas delas, infelizmente, mesmo após várias estratégias terapêuticas não vão "falar".
Porém, podemos utilizar como recurso para que esta criança se comunique, a Comunicação Alternativa. Que tem como objetivo compensar temporária ou permanentemente dificuldades de indivíduos com desordens severas de expressão.
Considerando tal diversidade e a gama de aspectos envolvidos em cada usuário, para que se possa fazer uma indicação que otimize o uso funcional dos sistemas de Comunicação Alternativa, é preciso compreender a natureza dos sistemas de comunicação Alternativa, as habilidades sensoriais, motoras, linguísticas e cognitivas do usuário, bem como seu contexto social.
Podemos utilizar pranchas feitas em papel ou até softwares, com utilização de tablets.
Vejamos alguns exemplos:
Independente da técnica utilizada, antes de iniciar esta proposta, terapeuta e família precisam trabalhar juntas para um bom resultado. Se quiser conhecer mais esta proposta, comente ⇓, que estarei aqui para esclarecer e tirar dúvidas.
Vejamos alguns exemplos:
Imagens do aluno Pedro Machado que a mamãe Vanessa mandou neste período de distanciamento social. Utilizando Comunicação Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - APAE de Apucarana